quinta-feira, 30 de junho de 2011

João Rocha ressalta a importância da Comunidade Japonesa para a formação de Campo Grande



Durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa na noite de ontem (29), o vereador Prof. João Rocha (PSDB), presidente da Sessão fez o uso da palavra explicando sobre seu primeiro contato com a cultura nipônica e a importância da imigração japonesa para formação da comunidade.

“Essa cerimônia hoje é de extrema importância para os descendentes e para mim que tive contato com essa cultura aos 13 anos, quando comecei a praticar o judô na Associação Nipo. Foi onde comecei a me identificar com os costumes e isso contribuiu com a minha educação e formação. Desde então não me afastei mais, me envolvi com o judô, hoje sou 7º grau na modalidade, que me trouxe alegrias que vão alem do esporte”, explica João Rocha.

O parlamentar lembrou ainda que o forte contato com a cultura japonesa ajudou-o a fortalecer o espírito para enfrentar dificuldades. Presidir a Sessão Solene foi muito importante para João Rocha. “Quis o destino que hoje eu pudesse estar aqui presidindo essa Sessão e prestando essa justa homenagem a todos vocês. Mas o destino vai pregando peças e quis também que dois dos meus irmãos se casassem com descendentes. Um deles fez o caminho de volta e está no Japão como Dekassegui, com minha cunhada e uma sobrinha, as outras duas estão aqui em Campo Grande, e uma delas é a Tatiane Sadoyama da Rocha, que cantou brilhantemente os hinos do Japão e do Brasil no início desta cerimônia. Ela foi para o Japão com cinco anos, foi alfabetizada lá. Quando ocorreu aquela tragédia neste ano, meu irmão estava aqui, porém ele voltou e está lá ate hoje. No período que eles têm de férias vão para a região onde aconteceu a tragédia ajudar os que mais precisam”.

Professor João Rocha foi além em seu discurso, pois todo o evento tem um significado muito especial e lembrou também um pouco da história da imigração japonesa no Brasil e em Campo Grande. “É por isso que a emoção é grande, tem muita ligação! Absorvi a cultura e o espírito nipônico. Esses imigrantes que aportaram no Brasil em 1908, que ajudaram a construir a estrada de ferro que liga Bauru (SP) a Campo Grande (MS) se erradicaram aqui em 1914. A cidade era muito jovem e aqui eles se fixaram e continuam influenciando a nossa cultura, culinária e prática do esporte, fazendo com que o judô seja uma das modalidades que mais traz medalhas Olímpicas para o Brasil. Isso demonstra a integração do povo brasileiro com o japonês. Na década de 50, durante a guerra, os japoneses ficavam ali na feira livre vendendo seus produtos, sofriam com a discriminação, porém eles não abaixaram a cabeça e lutaram, educaram seus filhos e hoje temos grandes profissionais descendentes que nos orgulham, que ajudam a construir uma cidade, Estado e país cada vez melhor.”

Finalizando sua fala bastante emocionado, o vereador Prof. João Rocha agradeceu toda contribuição da comunidade japonesa para a formação do país. “É muito importante que vocês recebam nosso agradecimento e reconhecimento por tudo o que vocês significam para o Brasil, país esse que adotaram como a pátria mãe”, conclui.