quinta-feira, 30 de junho de 2011

João Rocha homenageia personalidades da Comunidade Japonesa

















A Câmara Municipal de Campo Grande realizou na noite de ontem (29) uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. A cerimônia foi organizada pelo gabinete do vereador Prof. João Rocha (PSDB), que também presidiu a Sessão e prestou homenagem a sete personalidades que compõe a comunidade em destaque.

A primeira homenageada foi a Sra. Anna Yamasato, que tem 82 anos e sempre atuou com árduo trabalho em lavouras de plantação de café. Anna também trabalhou nos clubes fundados por descendentes japoneses, sendo uma das pioneiras do setor de Fujinkai das Associações Okinawa, Campo-grandense de Beisebol e Nipo.

Em seguida foi a vez do engenheiro Ciro Yonamine. Atualmente é empresário do ramo de mineração de areia lavada, coleta de entulhos e comercialização de materiais para construção. Foi membro da diretoria da Associação Okinawa entre 1990 e 1994, e hoje compõe a Loja Maçônica Oriente Maracaju.

O vereador também homenageou Carlos Fujinaka, que é formado em engenharia civil e desde 1995 é sócio administrador e diretor executivo da empresa Nautilus Engenharia Ltda., ocupa o cargo de tesoureiro no Sindicato da Industria de Construção de Mato Grosso do Sul e participa ativamente como Diretor de Obras da Associação Campo-grandense de Beisebol.

Na sequencia foi a vez de Roberto Harada receber a homenagem. Natural de São Paulo, SP, Harada formou-se em Educação Física e em Direito e atuou como atleta e professor de judô. Em 2008 recebeu a Comenda Kassato Maru como uma das 250 pessoas físicas entre brasileiros e japoneses homenageados pela Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. No ano seguinte legalizou a Instituição Cultural e Educacional Japonesa Himawari de Campo Grande.

O quinto homenageado foi o empresário Ronald Kanashiro de Alem, que aos 19 anos mudou-se para o Japão, onde morou durante seis anos, aprendendo muito sobre a cultura japonesa. Possui empresa no ramo de carne há mais de 15 anos. Hoje exerce a função de Presidente da Associação do Mercado Municipal.

Já o economista Yosichico Tomari trabalhou durante 40 anos em diversas instituições bancárias e também como Sócio e Diretor Financeiro da Jopel Indústria e Comércio e é Diretor do Conselho da Associação Nipo Brasileira de 2008 a 2011.

Por fim foi a vez da administradora e auto-didata Yoshiko Porfírio, que nos últimos 18 anos vem desenvolvendo trabalhos de assessoria artística voluntária, nas áreas de artes e decorações em todas as festividades comemorativas realizadas pelas entidades nipônicas da Capital, em especial pela Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, Associação Okinawa de Campo Grande e Associação Campo-grandense de Beisebol, tais como Bom-Odori, Matsuri, Shinnen-kai, entre outros eventos, buscando sempre a integração como um todo.