segunda-feira, 26 de abril de 2010

Capital comemora o Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung com apoio de João Rocha


Foi comemorado no último sábado (24) o Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung. Em Campo Grande as comemorações que tiveram o apoio do vereador Prof. João Rocha (PSDB), foram feitas na Lagoa Itatiaia a partir 8 horas da manhã e reuniu a população para a prática da arte marcial com a orientação de profissionais da área.

O Projeto de Lei nº 6.829/10 de autoria do Prof. João Rocha, que dispõem sobre a criação do Tai Chi e do Chi Kung no âmbito da cidade de Campo Grande, já deu entrada na casa e está em tramitação para ser votado. Se aprovado, a data será comemorada anualmente todo último sábado do mês de abril, acompanhando o calendário mundial.

De acordo com estudos recentes realizados por médicos de diversos países, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan e Chi Kung é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico; e tudo isso sem stress ou tensão.

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan e Chi Kung ainda melhoram a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Os movimentos são simples, suaves e fáceis de ser aprendidos, não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Em decorrência de todas essas características, trata-se de uma prática que pode ser executada por todos os munícipes, inclusive os da terceira idade.