segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mato Grosso do Sul mostra força na base e Layana Colman é destaque


Atleta de 17 anos foi campeã brasileira sub 18 e parte para a disputa do sub 21


O desempenho sul-mato-grosensse no Campeonato Brasileiro Sub 18 saltou aos olhos do mundo do judô. A delegação de 16 atletas voltou da Bahia com sete medalhas, dentre as quais dois ouros, duas pratas e ainda três bronzes, e o segundo lugar no Quadro Geral de Medalhas. Para o presidente da Federação do Mato Grosso do Sul, Marcos Cristaldo, o resultado é a consequência de um longo trabalho.

"O resultado é fruto de um trabalho embasado que nós estamos fazendo há bastante tempo. Quanto aos atletas de alto rendimento, a Federação vem realizando um projeto no qual o professor João Rocha teve papel fundamental. A federação está completando 33 anos de existência e, hoje, temos professores formados para cuidar dos atletas; estamos construindo um CT integrado que vai atender muitos atletas mas, especialmente, aqueles que chegam do interior do estado buscando um espaço para aprimorarem seu trabalho, onde terão instalações à disposição e profissionais para auxiliá-los", contou o presidente.

Dentro do excepcional desempenho do estado, um nome se destaca ainda mais: Layana Colman. A menina de 17 anos já possui um respeitável leque de conquistas, como, por exemplo, a medalha de ouro na European Cup Sub 17 de Berlim em 2012, e as de prata e bronze nas etapas de Berlim e Antalya da European Cup, ambas em 2013. Na Bahia, Layana garantiu o título brasileiro Sub 18 e, de quebra, a vaga para o Mundial da categoria, que transcorrerá em Miami, entre os dias 8 e 11 do mês de agosto. Apesar dos resultados, porém, Layana não poderá descansar: nesta semana tem o Campeonato Brasileiro Sub 21, em Fortaleza, e lá estará a prodígio das terras pantaneiras.

"Cheguei até aqui com meu técnico (Igor Rocha). Nós fazemos um trabalho em conjunto e é muito duro, exige bastante de mim, mas é o que me colocou nesta fase que estou hoje. Acabamos de chegar lá da Bahia e, hoje (nesta sexta), embarco para Fortaleza. Acho que o Brasileiro Sub 18 foi um ótimo treino para o Mundial, pois o nível estava muito bom. Com certeza o Sub 21 será igual. Já estou inteiramente focada desde agora", salientou Layana.

Treinador da sul-mato-grosensse, o professor Igor Rocha, que é o responsável pelo desenvolvimento da Layana desde o princípio, destaca o trabalho de longo prazo feito com a atleta.

"Layana é muito dedicada desde bem nova. O que está acontecendo agora é o desabrochar de um trabalho árduo feito nos últimos anos. É um projeto de longo prazo, realmente. Ela sempre se classificou para os campeonatos continentais Sub 13, Sub 15 e, agora, Sub 18. Essas competições, mais os Estágios Internacionais que a CBJ organizou - e que são importantíssimos - foram fundamentais para que a Layana, assim como para todos os atletas que participaram. Dá uma bagagem imensa, tanto técnica quanto psicológica. Nosso planejamento de futuro visa, claro, a seleção principal, mas vamos dar um passo de cada vez. Agora, é a vez da categoria Sub 21", analisou o técnico.

A organização a longo prazo faz parte do DNA de Layana, que não pensa apenas em seus objetivos para quando chegar na categoria sênior, mas também para os planos de aposentadoria.

"Nem todos chegam à seleção, mas vou me esforçar bastante e pretendo chegar lá para disputar uma Olimpíada. E depois disso, quando eu encerrar a carreira como atleta, quero ser técnica", revelou a atleta do Mato Grosso do Sul.

Layana disputa hoje o desafio internacional

Layana Colman, foi convocada para disputar o Desafio internacional BRASIL X ALEMANHA X FRANÇA que acontecerá nesta segunda -feira (27/05) em Fortaleza/CE no ginásio Aécio Borba. O desafio será transmitido ao Vivo pelo canal SPORTV 2 às 19h (horário de Brasília).

Após o desafio os atletas da França e Alemanha participarão do treinamento de campo com os atletas Brasileiros, e Mato Grosso do Sul estará sendo representado pelos quinze atletas que participaram do Brasileiro.


Matéria: Assessoria de Imprensa Federação MS - foto: Arquivo da Academia Rocha