quinta-feira, 16 de maio de 2013

João Rocha é nomeado membro da Kodokan no Brasil

foto http://www.flickr.com/photos/vereadorjoaorochacg/8745438608/sizes/m/in/photostream/

A sessão desta quinta-feira (16), marcada pelas discussões de importantes temas, foi também palco de uma homenagem especial feita através de moção de congratulação pela Casa ao Vereador Professor João Rocha em face da nomeação que este recebeu em São Paulo, no dia anterior.

João Rocha, que foi atleta, medalhista brasileiro, professor de Judô e hoje é vice-presidente da Confederação Brasileira, foi nomeado membro do Comitê de Graduação da Kodokan, do Japão, no Brasil.

A Kodokan [Instituto do Caminho da Fraternindade], primeira escola de judô do mundo, conta apenas com dez membros em seu comitê no Brasil escolhidos por uma comissão que leva em conta o trabalho realizado e a dedicação à arte.

Na oportunidade o Vereador Paulo Siufi fez questão de que as congratulações fossem estendidas aos familiares de João, considerando o fato de que seu filho mais novo, Igor Rocha é um medalhista de competições nacionais e internacionais, professor dos mais conceituados do País – foi técnico da seleção brasileira, e é responsavel pela continuidade do trabalho do pai na Academia Rocha até os dias de hoje.

“O judô em Mato Grosso do Sul é um antes de João Rocha e outro depois de João Rocha.” Comentou o vereador Paulo Pedra lembrando que as lutas do atleta João Rocha eram aguardadas e marcadas por grandes emoções e seus titulos em competições nacionais trouxeram brilho e prestigio ao Estado.

Já a colega Professora Rose Modesto lembrou o trabalho realizado pelo filho de João, Igor, quando técnico da seleção brasileira e mais recentemente da classificação de uma de suas alunas para disputar o mundial, que acontecerá em Miami. [Layana é atleta de Igor na Academia Rocha, que foi fundada por João há mais de 34 anos]. “A família do João cresceu seguindo o preceito de um esporte que tem uma doutrina muito rica, que valoriza os mais experientes, prega a humildade e o respeito. Taí o resultado. De parabéns meu amigo João e toda sua familia pela nomeação e por tudo que representam e fazem por esta arte aqui na nossa capital, no nosso Estado e no nosso País”. Comentou.

Emocionado João Rocha comentou: “Meus irmãos, filhos e esposa sempre estiveram envolvidos. O Judô é a base de tudo, o motivo da escolha da faculdade que cursei [educação fisica], o motivo por que estou aqui. Receber esse reconhecimento é uma grande honra”. Finalizou.

 João Rocha e o esporte

 João Rocha tem 56 anos, é natural de Campo Grande e formado em Educação Física. Atuou como Técnico de Desporto na Prefeitura durante 33 anos, foi Diretor do departamento de Esportes, professor da Rede Pública de Ensino, Secretário Municipal de Esporte (FUNESP) e Secretario de Estado de Esporte (FUNDESPORTE).

 
Há 34 anos fundou a Academia Rocha de Judô e a partir daí despontou na modalidade, chegando a ser Presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul por dois mandatos. João já esteve a frente da diretoria técnica da Confederação Brasileira de Judô, onde atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente.

 
Kodokan

Em Fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de judô, denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade), já que "Ko" significa fraternidade, irmandade; "Do" significa caminho, via; e "Kan", instituto. A Kodokan estava localizada no segundo andar de um templo budista Eishoji de Kita Inaritcho, onde havia doze jos (jo é uma medida de superfície, módulo de tatame).

O primeiro aluno inscreveu-se em 5 de Junho de 1882, chamava-se Tomita. Depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo (Sugata Sashiro). As idades oscilavam entre quinze e dezoito anos. Kano albergou-os e ocupou-se deles como se fosse um pai. Foi um período difícil, mas apaixonante, o jovem professor não tinha dinheiro e o shiai-jo media 20m², mas a escola progrediu e em breve tornou-se célebre.

A fórmula técnica do judô kodokan foi completada em 1887, enquanto a sua fase espiritual foi gradativamente elevada até a perfeição, aproximadamente, em 1922. Nesse ano, a Sociedade Cultural Kodokan foi inaugurada e um movimento social foi lançado, com base nos axiomas seryoku zen'yo (lit. máxima eficácia) e jita kyoei (lit. prosperidade e benefícios mútuos).

Em 1948, é fundada no Japão a Federação Nacional de Judô, iniciando-se os primeiros campeonatos de âmbito nacional, depois da guerra.