quinta-feira, 23 de maio de 2013

João Rocha acompanha Cônsul Geral do Japão em visita oficial a Campo Grande

Kelly Venturini

Por sua estreita ligação com as associações de imigrantes japoneses de Campo Grande, o Vereador Professor João Rocha, foi convidado a acompanhar os presidentes da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande-MS (AECNB), Acelino Sinjó Nakasato, Associação Campograndense de Beisebol (ACB), Otacílio Sakai e da Associação Okinawa, Nilton Kiyoshi Shirado, durante a visita oficial do Cônsul Geral do Japão Noriteru Fukushima e o vice-cônsul Yusuke Nakayama, a Campo Grande.

Na Associação Okinawa onde aconteceu o almoço as autoridades puderam agradecer a visita do Consul.

João, apresentado ao Consul como “cria da Nipo Brasileira” contou que começou a praticar judô na associação aos 13 anos, fez do esporte sua profissão e emendou confessando que “A gente tem o olho redondo, mas o coração puxado!” observando a positiva influencia da cultura na formação do seu caráter através da dedicação e pratica do Judô que orgulhoso conta ter conseguido transferir aos filhos. “Devemos muito a comunidade Nikkei pela influencia cultural, a participação empresarial e todo trabalho que desempenham nas mais diversas áreas nos ajudando consideravelmente na construção não só da nossa capital bem como de todo nosso Estado”.

Rocha falou ainda sobre sua recente nomeação como membro da Kodokan do Japão no Brasil, e seu trabalho como vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô. “Busco incessantemente corresponder as expectativas em mim depositadas ao receber tamanha honraria, trabalhando e divulgando não só o Judô como a cultura que tem a filosofia das mais extraordinárias do mundo.” Completou. A Kodokan, primeira escola de judô do mundo, é uma das entidades mais respeitadas e tem apenas dez membros no Brasil.

Depois do almoço e pronunciamentos na Nipo a comitiva visitou a sede da ACB, da Associação Okinawa e esteve ainda na sede esportiva da Nipo, na saída para Três Lagoas, onde Rocha entregou aos visitantes de presente uma peça de artesanato simbolizando a visita ao Estado - a mini escultura de uma onça pintada.

João os acompanhou ainda a visita ao gabinete do Prefeito Alcides Bernal, de onde seguiram para a ultima agenda em Campo Grande, que foi a abertura oficial da Semana da Cultura Japonesa, que aconteceu num Shopping da cidade.

A VISITA

A visita oficial faz parte da programação da Semana da Cultura Japonesa e das comemorações dos 105 anos de Imigração Japonesa no Brasil, completados no próximo dia 18 junho e é ainda preparatória para a comemoração do centenário da Imigração Japonesa no Brasil que acontece em 2014.

O CONSUL

O novo Cônsul Geral nasceu no México e passou sua infância no Chile, devido à profissão do pai que trabalhava numa empresa multinacional. Em 1981 ingressou no ministério de Relação Exterior do Japão e trabalhou nas embaixadas do Japão na Argentina e na Espanha. Ele tomou posse em Setembro de 2012.