Fazendo o uso da Tribuna na manhã desta quinta-feira (01), o vereador Prof. João Rocha (PSDB) falou sobre o dia do profissional de educação física, que comemorado todos os anos no dia 1º de setembro.
“Essa é uma área de atuação extremamente importante, contribui com a formação do cidadão de forma integral, promovendo a saúde, integração social e divulgação da cidade, Estado e país, além de ser uma área que quando se trata de rendimento e eventos esportivos produz empregos e gera renda. Prova disso é a realização os Jogos Militares neste ano, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que já deixam o Brasil fervoroso em relação ao esporte. Estes eventos que conseguem reunir todos os países do mundo promovem a qualidade de vida, melhora a arrecadação nos locais que os sediam, tornando-se grande veículo de divulgação de produtos e também de nações. Precisamos construir uma cultura esportiva”, fala João Rocha.
Outro ponto abordado por João Rocha e que o preocupa muito é a formação das crianças e o crescente número da obesidade infantil. “Quero abordar extremamente importante ligado as nossas crianças e a educação física, que é a formação do caráter e estrutura física. É aí que com muita tristeza também falo sobre a grande quantidade de crianças obesas, doentes que vemos hoje em dia. Essa obesidade ainda leva a ociosidade aliadas ao uso prolongado de televisão, de computadores e também de alimentos errados, que na maioria das vezes não alimentam de verdade, apenas dão uma sensação aparente de saciedade. São produtos que quase não têm nutrientes. Por isso afirmo que precisamos estar atentos àquilo que nossas crianças estão ingerindo e isso trará conseqüência drásticas no futuro, tornando-os adultos e idosos obesos, hipertensos e até mesmo com osteoporose”.
O vereador também foi além em seu discurso lembrando que Campo é uma cidade privilegiada pela estrutura que as escolas dispõem, pelas grandes áreas de lazer e de prática da atividade física existentes na cidade, como por exemplo, as academias ao ar livre existentes em diversos pontos da Capital, que são frutos das emendas do próprio parlamentar.
Ainda em sua fala, João Rocha lembrou que o não Professor de Educação Física é o único profissional autorizado a prescrever a atividade física e também ressaltou que a integração com profissionais da área da saúde é uma grande saída para o sucesso na formação de cidadãos saudáveis e completos.
“Essa integração vai fazer com que possamos proporcionar a população melhor qualidade de vida e assim promover a saúde. A Educação Física é bem ministrada nas aulas que os professores da Reme oferecem aos alunos e não posso deixar de ressaltar a importância desta disciplina, pois assim estamos ocupando o tempo livre das crianças. Defendo a implantação da escola em período integral para cuidar das crianças de forma integrada, onde os profissionais de diversas áreas atuarão de forma verdadeira na construção de um cidadão saudável, com princípios e valores” conclui o vereador.