segunda-feira, 5 de setembro de 2011

João Rocha ministra palestra sobre perspectivas do esporte no MS

Na ultima sexta-feira (02) o vereador Prof. João Rocha (PSDB) ministrou uma palestra sobre as perspectivas do esporte em Mato Grosso do Sul, que fez parte da programação da Semana do Profissional de Educação Física.


Prof. João Rocha iniciou sua palestra falando sobre a estrutura dos Crefs – Conselhos Regionais de Educação Físicas de todo o Brasil, que compõe o Confef – Conselho Federal de Educação Física, a função do Sindicato da categoria e também lembrou a importância das Apefs – Associação dos Profissionais de Educação Física, esta foi a percussora de todos os Crefs no país.

Em seguida o vereador discorreu sobre o sistema estrutural do esporte, que é constituído pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, este é composto pelas Federações Internacionais e ainda neste sistema encontra-se o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro.

“Cada uma dessas organizações estão interligadas, como por exemplo, os Ministérios que estão ligados através de uma política organizacional que coordena tudo. O profissional de educação física vem ganhando espaço nessa organização geral. A grande sacada é a inclusão da nossa categoria no Ministério da Saúde, fazendo a promoção à saúde, pois cuidamos disso. Somos privilegiados, pois promovemos a saúde, enquanto os médicos cuidam, consertam os problemas, nós garantimos para que eles não aconteçam, realizamos um trabalho de prevenção”, explica João Rocha.

Segundo o parlamentar, com toda essa parceria discorrida acima, já foi comprovado que o trabalho em parceria com o educador físico diminui relevantemente o número de hipertensos, diabéticos e até mesmo de cardiopatas.

Ainda durante a palestra João Rocha falou sobre a atuação do profissional de educação física na promoção do lazer, dentro das academias de ginástica, no turismo, no paradesporto que vem crescendo a cada dia e trazendo muito orgulho para toda a nação e também explicou um pouco sobre a participação do poder público no esporte e necessidade de se definir um sistema esportivo no país.