segunda-feira, 28 de junho de 2010

Divulgada aprovação de Lei de João Rocha que denomina “Aurélio Batista Félix” pista do Autódromo Internacional


O vereador Prof. João Rocha (PSDB) esteve presente na última sexta-feira (25) no ato de assinatura da Ordem de Serviço para o início da construção do Hospital de Trauma, pintura do prédio da Santa Casa e também o anúncio da aprovação da Lei 6859/10 que denomina “Aurélio Batista Félix” a pista do Autódromo Internacional de Campo Grande.

O Projeto de Lei 6859/10 é de autoria do vereador prof. João Rocha e foi aprovado em primeira votação e discussão na Câmara Municipal no dia 1º de junho deste ano. Aurélio Batista participou da primeira prova de caminhões realizada no Brasil, em Cascavel, em 1987, considerada o berço da Fórmula Truck. Mas a experiência acabou retardando a criação da categoria em razão de um acidente fatal na corrida.

Ali, começou um trabalho mais direcionado à idéia, com a criação da Racing Truck, em 1989, funcionando na mesma sede da Transportadora ABF, em Santos. Paralelamente a atividade da empresa de transporte, Aurélio investia em seu grande sonho, a Fórmula Truck.

Aos poucos foi preparando alguns caminhões que tirava da sua própria frota e transformando-os em caminhões de corrida. Paralelamente, um regulamento técnico foi tomando corpo com a preocupação de colocar modelos e marcas diferentes em nível de igualdade dentro da pista. Começaram as provas de exibição em 1993, já reunindo perto de 10 mil pessoas nos autódromos.

Em 1994, fez uma apresentação oficial em Interlagos e mostrou a Fórmula Truck para empresários, autoridades esportistas e imprensa. O reconhecimento do trabalho veio com a aprovação da Fórmula Truck pela Confederação Brasileira de Automobilismo para a criação definitiva do Campeonato Brasileiro em 1996.

Os equipamentos de segurança desenhados por Aurélio e produzidos na própria sede da Fórmula Truck foram reconhecidos pela entidade máxima do automobilismo brasileiro e hoje são superiores aos utilizados na Europa.

Na atual temporada, Aurélio estava realizando o sonho da internacionalização da categoria, com negociações adiantadas para uma corrida na Argentina. O projeto ganhou força depois da visita de Aurélio a uma etapa da Truck européia, em Nurburgring. Aurélio faleceu em 05 de março de 2008, vítima de complicações do infarto que sofreu.